UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

09/10/2008 - 16h03

Direto da TGS: idéia de "Let's Tap" ainda é promessa

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL, de Tóquio
Siga UOL Jogos
"Depois de 25 anos fazendo jogos, cheguei a um título que não se mexe no controle". É com essa frase que Yuji Naka, um dos criadores de "Sonic" e "NiGHTS" define seu game, aquele que "até pingüins podem jogar". De fato, "Let's Tap" tem uma proposta interessante: nele, o jogador não toca no Wii Remote; o dispositivo é usado para captar vibrações.

Nesse game, o controle do Wii é deixado de cabeça para baixo sobre uma caixa, cujo modelo oficial tem dimensão de cerca de 15 por 20 centímetros e firmeza de uma embalagem de cigarro. Nessa circunstância, o que o usuário faz é dar toques na caixa, e a vibração é transmitida ao controle. A mecânica de jogo depende do minigame escolhido.

"Let's Tap" é uma coletânea de games simples, e a demonstração da Tokyo Game Show trazia apenas a modalidade "Tap Runner", que, basicamente consiste em competir numa corrida de obstáculos. A mecânica não tem nada de novo: como no longínquo "Decathlon", do Atari 2600, ou "Track & Field", originário dos fliperamas, corre mais quem se mexer mais. No caso de "Let's Tap", uma das estratégias mais eficientes, segundo as promotoras da Sega, era de "dedilhar" sobre a caixa. Além disso, com toques mais fortes, o personagem pula. No nível mais intenso, o salto passa a ser bem alto, mas, em compensação, sacrifica-se distância.

Bater para correr

Esses pormenores das ações fazem sentido quando aparecem os obstáculos, como barreiras (como aquelas do atletismo), esferas eletrificadas e as mais variadas plataformas. Além disso, existem argolas em que, quando alcançadas, dão um grande impulso ao personagem, como em "Sonic". Ainda há a travessia sobre cordas - é preciso controlar a intensidade do toque nesta parte - e o enchimento de balão. Nessa demonstração, apenas com um minigame, a proposta de controle através de toques na caixa se mostra apenas uma idéia excêntrica, sem o ineditismo se converter em diversão.

No entanto, a demonstração técnica do game permite vislumbrar mais possibilidades. Numa das cenas, os toques produzem vibrações na água de um lago, e, dependendo do ritmo, pode-se chamar vários tipos de peixe. A mesma fórmula é usada no modo de fogo de artifício, em que formas especiais aparecem no céu depois de combinar toques fracos, médios e fortes, além de pausas. No vídeo também foi mostrado um jogo rítmico, que consiste em batucar na caixa no ritmo e força certos.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host